Prefeito Leitinho coordena ações integradas entre secretarias para enfrentar estragos das chuvas em Nova Odessa

Reunião alinhou planejamento municipal com apoio estadual anunciado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O prefeito de Nova Odessa, Cláudio José Schooder, o Leitinho, reuniu-se nesta quarta-feira (24/09) com representantes da Secretaria de Obras, Projetos e Planejamento, Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil Municipal para traçar um plano de ações integradas de resposta aos estragos causados pelas fortes chuvas da última segunda-feira (22/09).

A reunião teve como objetivo principal alinhar as ações municipais com as diretrizes e o apoio anunciado pelo Governo do Estado durante o encontro realizado na terça-feira (23/09) com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Alinhamento com o Estado


Durante a reunião estadual, foi anunciada a criação de um Núcleo de Ajuda Humanitária que disponibilizará aos municípios afetados recursos nas seguintes frentes:

Reconstrução e Reformas: Disponibilização de recursos, mediante Ata de Registro de Preços, para a aquisição de materiais de construção, como telhas e outros insumos básicos, destinados à recuperação de prédios públicos e propriedades particulares atingidas.

Ajuda Humanitária Imediata: Fornecimento de cestas básicas, colchões, lençóis e outros itens de primeira necessidade para as famílias afetadas.

Apoio Logístico e Operacional: Disponibilização de maquinários para desobstrução de vias e galerias, além do uso de caminhões-pipa, se necessário.

Suporte ao Sistema de Saúde: As unidades de saúde municipais que sofreram avarias poderão ter parte de seus atendimentos, exames e cirurgias redirecionados para unidades de saúde do Estado na região, garantindo a continuidade dos serviços à população.

“Estamos trabalhando de forma integrada para agilizar ao máximo o levantamento detalhado dos danos e elaborar um plano de trabalho eficiente que nos permita acessar todos os recursos disponibilizados pelo Estado”, afirmou o prefeito Leitinho.

Prazo e compromisso


A Prefeitura de Nova Odessa tem até o dia 2 de outubro para enviar seu plano de trabalho à Defesa Civil estadual. Todas as secretarias envolvidas estão mobilizadas para finalizar o levantamento técnico dos danos e priorizar as ações mais urgentes.

Situação em Nova Odessa

Como divulgado anteriormente, os estragos incluem mais de 15 destelhamentos (incluindo a EMEB Padre Victor Facchin Canossiano e o PA do Alvorada), mais de 100 intervenções da Secretaria de Meio Ambiente e o fechamento do Bosque Manoel Jorge para vistorias.

A Administração Municipal reforça que todas as equipes permanecem mobilizadas para normalizar a situação o mais rápido possível e agradece a compreensão e colaboração de todos os cidadãos.

Notícias Recentes

Edit Template

Nova Odessa sempre ON

Acompanhe as últimas novidades em política, economia, cultura, esportes e muito mais, com credibilidade e agilidade.

Contato

fale@novaodessaon.com.br

+55 19 9.8232-0255

© Grupo DM – 2025 – Todos os direitos reservados