Ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente é para reduzir os riscos de quedas de árvores no período de chuvas e também melhorar a visibilidade noturna, beneficiando pedestres e motoristas.
A Prefeitura de Nova Odessa iniciou, nesta semana, podas preventivas de árvores na Rua Ilda Bagne da Silva, via que liga a Vila Azenha, o Jardim Flórida e o Jardim São Jorge. A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como principal objetivo reduzir o peso das copas das árvores, minimizando o risco de quedas durante períodos de tempestade. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos nesta quarta-feira (21/1).
De acordo com a Secretaria, também estão sendo podadas as espécies invasoras que avançam sobre a pista, deslocando os veículos para a outra faixa. Além de prevenir o tombamento de árvores, a medida amplia a visibilidade noturna e aumenta a segurança viária para pedestres e motoristas que utilizam o trecho, beneficiando especialmente os condutores de veículos pesados, como ônibus e caminhões.
“Desde o início do programa, no ano passado, observamos uma queda significativa no número de árvores que caíram durante as chuvas”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Rafael Brocchi.
O programa de poda preventiva continuará avançando em outras ruas do Jardim São Jorge e em diferentes regiões da cidade, como parte das ações permanentes de cuidado ambiental, segurança e manutenção urbana.






