Nos quatro primeiros dias de atendimento, até o final da tarde desta terça-feira (22/04/2025), o consultório móvel do Programa “Mulheres de Peito” já realizou nada menos que 240 mamografias gratuitas em mulheres de Nova Odessa. Com os atendimentos previstos para o restante da semana, este total deve subir para 445 exames, praticamente “zerando” o tempo de espera pelo exame de acompanhamento e diagnóstico precoce do câncer de mama na cidade.
Trata-se de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Nova Odessa, voltada à Saúde da Mulher. Inicialmente, estavam previstos 375 exames durante os oito dias de atendimento da carreta adaptada, que está estacionada em frente à Prefeitura, na Avenida João Pessoa, no Centro. No entanto, com o aumento da capacidade de atendimentos diários, esse número foi ampliado para 445 exames até o próximo sábado, dia 26/04.
“Ter a ‘carreta de mamografias’ do Programa Mulheres de Peito na nossa cidade facilita, pois não precisamos ser transferidas para fazer o exame em outro município. É muito bom termos programas que nos auxiliam a cuidar da nossa saúde, pois toda mulher que se ama, se cuida”, declarou a munícipe Else Carvalho Morais.
“Muitas pessoas deixam de lado os cuidados, principalmente para fazer a mamografia. Com a carreta aqui, que oferece o serviço gratuito com a ajuda da Prefeitura, fica muito melhor. É um grande incentivo”, acrescentou dona Joana da Silva, moradora do Jardim Éden.
Para a moradora do Jardim das Oliveiras, Maria Aparecida da Silva, “a prevenção é a melhor solução”. “O atendimento foi ótimo, as pessoas são muito educadas e recomendo todas as mulheres a realizarem seus exames de prevenção”, concluiu.
“A mamografia é um exame necessário para todas as mulheres a partir dos 35 anos. A carreta ajuda diminuindo a demanda e zerando as filas dos exames de mamografia na cidade, atendendo cerca de 60 mulheres todos os dias, finalizando neste sábado”, disse Rosislayne Costa, que auxilia na organização do projeto.
“Essa parceria com o Estado veio a calhar, porque nossa demanda é muito alta. Assim, nossas munícipes estão sendo atendidas em menor tempo, até porque sabemos que a prevenção é o melhor remédio contra o câncer. Quanto mais rápido a gente conseguir detectar a doença, maiores as chances de sucesso no tratamento e de cura”, explicou a coordenadora da Central de Regulação da Saúde Municipal, Jaqueline Serrano.
SENHAS ÀS 8H
O atendimento prossegue nesta quarta-feira (23/04), com entrega de senhas exclusivamente para moradoras da cidade a partir das 8h. São 60 senhas por dia, mais 25 no próximo sábado.
Estão sendo atendidas cidadãs novaodessenses de três grupos. Mulheres que têm de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido de exame devidamente assinado por um médico do SUS (Sistema Único de Saúde) e que tenham o “Cartão + Saúde” emitido por Nova Odessa, além de RG. As mulheres de 50 a 69 anos de idade devem apresentar apenas RG e o “Cartão + Saúde” de Nova Odessa.
E aquelas com idades acima dos 70 anos devem estar munidas de pedido de médico do SUS, “Cartão + Saúde” e RG. Em caso de alteração no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.